sábado, 13 de junho de 2009

Save Our Planet!


O mestre Haspásio diria, em algumas ocasiões, que papo está muito longe do fato !
Não se trata apenas de uma remodelagem drástica em todos os processos nos quais os seres humanos se envolvem, de alguma forma, no Planeta Terra. Mas sim de uma profunda, crua e dura conscientização de que ser sustentável é muito mais do que plantar árvores no parque em um domingo a tarde ou fechar a torneira enquanto escovamos os nossos dentes.

Certa vez, em um debate excessivamente técnico sobre Sustentabilidade, um respeitado nome disse que "somente a tecnologia seria capaz de alterar nossa combição ambiental". Ao ouvir isso, eu me senti estarrecido. Aquilo fazia um sentido muito profundo e se alinhava com muitas crenças minhas. Mas eu relutei. Me mexi na cadeira. Lutei contra o meu inner self. Mas vi que eu iria perder.

Sou adepto da crença de que certas coisas só são salvas com medidas drásticas, seja na política, seja nos relacionamentos, seja na redenção do Planeta Terra. Daí, relembrei, na hora, uma frase que carreguei quase toda a minha (rebelde) adolescência diretamente da capa de um álbum de 1992 da banda BRUTAL TRUTH (sugestivo ?):

Extreme Conditions Demand Extreme Responses

Seria a nossa condição planetária já "extrema" ? E qual seria, então, a nossa "resposta" ?

E viva o Caos...

2 comentários:

  1. Fala Vi!

    Caramba, você consegue sempre escrever textos muito bem redigidos e pensados, dando total coerência aos assuntos que você aborda.
    Cara, não sei ao certo qual sua interpretação do termo 'extrema', mas acho que o planeta já está muito próximo sim, e chegou a hora, como a própria frase diz, de medidas extremas.
    Porque não acreditar que a tecnologia, que vem crescendo exponencialmente, não possa nos ajudar também nesse aspecto? Acredito nessa idéia também!

    Parabéns de novo cara! Seu blog é o lugar para reflexões interessantes e importantes!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. vou comentar o texto a partir da figura...

    para o homem cabe na camiseta, terá que fazer um regime extremo...

    abraço

    ResponderExcluir