domingo, 26 de abril de 2009

Corrupção, a nossa normalidade!




A cada ano que se inicia, a novela da corrupção nas diversas esferas da política brasileira (e também mundial, claro!) parece ter um impulso novo dado pela grande audiência gerada e brilhantismo do diretor-criador.

Não quero tratar o fenômeno da corrupção do ponto vista psicológico e muito menos filosófico. Quero ser prático. Direto. O que mais me chama atenção em toda essa história é o tratamento que os brasileiros dispensam a essa questão e, terrivelmente, extrapola para todo o conceito e a noção de política. Trocando em miúdos: todo político é corrupto e quem entra no "mundo" da política só quer se dar bem na vida sem trabalhar - é NORMAL ser político corrupto. Cansei de ouvir isso em rodinhas de amigos, dentro da família, em locais públicos, em discursos inflamados. Esse estigma parece estar irreversivelmente estagnado dentro da mente brasileira (vou falar de nós pois desconheço como é ser cidadão de outra nação!).

Buscando um pouco de informação em fontes clássicas, me deparo com o Aurélio e uma (interessante) definição de política: "3.Arte de bem governar os povos". Hum ... esse "bem" fez toda a diferença e fez eu pensar dez vezes mais antes de escrever tudo isso. Como é governar bem ? E mais que isso ... o que é essa Arte que o Aurélio se refere ? Seriam todos os "políticos" também artistas ?

"O homem é um animal político" declarou nosso grande sábio Aristóteles na Grécia Antiga em algum momento entre
384 e 322 a.C ! Usamos política o tempo todo, respiramos política, mesmo não sabendo. O grande problema é acreditar na normalidade da corrupção.

Eu resolvi pegar o "atalho" da político para iniciarmos uma discussão muito relevante para um eticista: e a corrupção CORPORATIVA ? Onde e como ela entra em toda essa discussão e tornar-se parte integrante desses US$ 3 trilhões anuais que o mundo vê escorrer pelas mãos ?

E viva o Caos ...

3 comentários:

  1. como sempre, seus posts são provocativos... no bom sentido.

    "arte" também tem o sentido de técnica, modo... sentidos utilizados também na Roma Antiga. no caso de "arte de bem governar...", pode-se fazer uma leitura de "modo, ato de bem governar...". a língua é ambígua e a relação entre palavra e significado é escorregadia... porém a leitura que vc sugere é interessante...

    Aristóteles afirma que o homem é um animal social, sendo a política uma atividade para a pólis, voltada ao bem estar comum.

    "bem governar", "bem estar comum", ainda nos dias de hoje continua questionável.

    sei que a conversa é longa e essas questões podem e devem ser aprofundadas....

    abraço

    ResponderExcluir
  2. Caramba Vi, mais um belo texto redigido por ti.

    estou sempre acompanhando meu irmao!!
    esta d parabens viu?

    abraço

    ResponderExcluir
  3. A questão do "politico corrupto" me chama a atenção... sei que é algo dificil de se combater, mas o povo brasileiro tem que lutar para acabar com essa mentalidade ridícula!
    Países com política e educação bem definidos, valorizados, tem menos desigualdade...

    ResponderExcluir