quarta-feira, 11 de março de 2009

O Certo e o Errado


A perspicaz frase do grande poeta alemão capta aquilo que assombra a mente de todo ser humano: a decisão entre o certo e o certo ...

Todo profissional, ao longo de sua carreira, encontra decisões difíceis de serem tomadas. Muitas delas envolvem muitas variáveis e, portanto, são extensas. Outras são extremamente delicadas e lidam com um impacto muito grande dentro da corporação ou do sistema como um todo. Independentemente da origem dessa complexidade, as decisões não se resumem simplesmente entre resolver rapidamente o eterno conflito ético entre o que é aparentemente "certo" ou "errado". Muitas vezes, cada um desses lados é posto de forma extremamente clara para os que tem a reflexão aguçada e amplamente praticada no dia-a-dia. O trajeto dificultoso, no entanto, é quando assumimos alguma posição e, naturalmente, devemos lidar com os desdobramentos inerentes a ela. Aí, Goethe captou a essência do dilema ético e mostrou mais um tópico de reflexão para todos aqueles que querem fazer da Ética uma aliada no dia-a-dia e querem, mais que isso, assumirem a postura eticista.

Como diria o Hapásio: "é assunto para gente grande..."



Link da vez:


http://br.hsmglobal.com/notas/43242-a-nova-era-da-gestão-riscos

3 comentários:

  1. Logo hoje... Logo hoje, um pensamento de Goethe... Exatamente hoje. estava eu em sala de aula dificultando a vida das pessoas, usando a "técnica" cartesiana da Dúvida Metódica... O que é o certo? O que é certeza?

    Creio que uma das dificuldades inerentes à ética é exatamente saber se estamos certos, mesmo quando escolhemos entre o certo e o certo... Talvez não efetivamente não exista nada 100% certo ou 100% errado...

    Quase tudo é incerteza. Pairamos no ar... Suspensos pelos frágeis fios de nossas convicções e suposições...

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. A complexidade do ser humano parece não ter fim.
    É mais difícil mesmo o certo e o certo.
    Mas, será que há certo menos errado e certo mais certo?

    Preferir um ou outro é questão de uma escolha trabalhosa.

    Beijão.
    :)

    ResponderExcluir
  3. O tema abordado é realmente interessante.
    Muitas vezes nos deparamos com uma situaçao entre 'certo' e 'errado'. Mas qdo o 'certo' é realmente certo e o 'errado' é relamente errado?
    A percepção d certos assuntos varia de pessoa para pessoa, talvez ai esteja a maior complexidade.
    gostei do blog Vi
    Nos faz pensar bastante!!!

    abraço cara

    ResponderExcluir