terça-feira, 3 de março de 2009

Nossos Demônios


"Todos tem seus próprios demônios."
"A maioria das pessoas apenas não consegue vê-los."


É bastante frequente as vezes em que me pego pensando em como aquele velho desenho de um anjinho do nosso lado e um demoniozinho do outro (lutando entre si, claro!) é bastante ilustrativa e emblemática acerca da nossa (humana) condição de "tomadores de decisão".

Em geral, nossas decisões corroem nosso cérebro e coração em uma montanha-russa descontrolada de sentimentos e divagações. Infelizmente, esse tipo específico de dilema existe desde que o Homem caminha sobre o nosso planeta azul e não existem pistas de um fim muito claro para esse emaranhado infindável de sensações.

No campo da Ética, nosso interesse primeiro, isso é extremamente marcante pois as nossas decisões éticas nos mais variados e possíveis campos passam por crivos mentais, burocráticos, políticos, econômicos ... e sempre variando entre o Demônio e o Anjo que existem de cada lado (ou dentro?) de cada um de nós, seres humanos !

Essa indissociabilidade homérica entre Anjos e Demônios nos traz muitos sofrimentos quando nosso código de conduta pessoal/profissional/social não está muito bem escrito e, mais que isso, delimitado. Perguntas como "até onde eu posso ir ?" e "como posso fazê-lo?" são as consequências imediatas do nosso asfixiante processo de escolher entre direito e esquerdo, certo e errado, preto e branco ... !!!

O dito cujo processo começa quando recebemos o fato. Nossa mente, munida de suas maravilhosas e belas artimanhas, analisa esse fato sob a presença dos nossos sentimentos mais genuínos, gerando aí aquele (des)agradável passeio que vai desde a raiva até a total perplexidade ! Passada a enxurrada, há uma comparação imediata com padrões bem definidos dentro da cabeça sobre o que é prioritário, o que é certo e errado e o que é tudo aquilo que você toma como sua verdade! E, grand finale, te dá como payoff as possibilidades de ação ... bom, e aí ? Tudo, então, dependerá de como está seu banco de dados de conduta ética e como você vai lidar com as PRECIOSAS variáveis de reputação, honra e dignidade pessoais e dos outros e próximos.

É ! Estão aí tantos demônios vagando por esse mundo sem, coitados, terem atenção ...

3 comentários:

  1. belo texto cara! é bem complexo mesmo o tema da escolha, pra qualquer pessoa. O grande ponto é toda a angústia que a opção preterida gera no intelecto.
    Parabéns cara, gostei bastante da sua abordagem!
    abraço!

    ResponderExcluir
  2. intao Vi
    cara parabens pelo blog...
    ...nao vo mentir..ainda nao li td
    mas esse texto dos nossos demonios foi mtu bem bolado

    cara eu parei pra epnsar aki no meu eu 'anjo' e no meu eu 'diabo' ao lado d minha kbça.
    auahuahaua

    mais uma vez
    parabens msm!!!

    ResponderExcluir
  3. Anjos e demônios, trevas e luzes... É isto mesmo que somos... Regidos pela dialética de base: vida x morte; vagamos oscilantes entre a racionalidade e a loucura, os valores e as necessidades inconsistentes com os valores que proclamamos...

    É a vida... São nossas opções... É também a morte...

    ResponderExcluir