quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

As Origens, As Intenções, O Nome



É com um grande prazer que inauguro o blog EthiChaos!
Ele surge de uma grande vontade de exteriorizar os pensamentos e algumas bases teóricas por trás de um tema que tomou grande parte da minha atenção e esforço desde Abril de 2007: a Ética.

As Origens

"A Reflexão Ética é a transcendência maior no olhar"

Todo esse mágico interesse nasceu do contato direto com o grande Prof.Carlos Goldenberg, docente do Departamento de Engenharia Elétrica da EESC-USP, o qual passou a dedicar integralmente sua vida ao estudo sistemático e cuidadoso da Ética dentro das corporações e em um contexto amplo da Engenharia. Ele é o criador de duas importantíssimas disciplinas: "A Ética e a Responsabilidade Social em Engenharia" e o "O Engenheiro como Agente Ético" (e há uma terceira em gestação!), hoje optativas para estudantes da EESC e aberta à comunidade externa, o que gera muita procura por parte de Empresas e de profissionais de outras áreas, tais como: cientistas sociais, filósofos, advogados, psicólogos, administradores etc. Seu trabalho é uma incessante busca pela formação do profissional integral, eticista (palavra-chave em todo esse contexto e que será devidamente explorada)!
Tive a excepcional felicidade de ser seu aluno na primeira disciplina e digo sem nenhum medo de errar que essa experiência transformou meu modo de pensar o mundo, minha vida e a própria Engenharia, refletindo em tudo que eu faço e penso.
Vejo, hoje, uma extrema necessidade de instigar o interesse pela reflexão e o gosto por ser um agente transformador do meio no qual você está inserido. E é para isso que estou alinhado, é para isso que eu quero trabalhar.
Então, aproveito, agora, para fazer um especial agradecimento ao Prof.Carlos Goldenberg, sem o qual essa transformação não seria possível e talvez eu estivesse ainda imerso naquela penumbra que abraça muitos de nós, Engenheiros!

As Intenções

O grande objetivo deste blog é trazer ao público interessado conteúdos de relevância em Ética e Responsabilidade Socioambiental/Sustentabilidade, promover discussões e reflexões acerca de temas e fatos. Para isso, usarei muito do conteúdo e das discussões que trago comigo a partir das especiais aulas que tive na disciplina "A Ética e a Responsabilidade Social em Engenharia", na USP.
Em especial, o foco das postagens será o contexto do mundo corporativo e da Engenharia mas torna-se imperativo que profissionais e estudantes de outras áreas contribuam, acrescentem, discordem, façam e desfaçam. Aliás, é essa a grande magia do conhecimento humano e sua imensidão: áreas distintas completando-se e ajudando-se de forma a buscar a abordagem integral, imparcial e verdadeira dos fenômenos.
Tentarei reproduzir aqui muitas sugestões de livros, filmes, artigos etc para que os interessados se aprofundem ainda mais em temas tratados superficialmente no Blog.

O nome

O nome deste Blog, "EthiChaos", surge da junção clara de Ethics (Ética) e Chaos (Caos).
Apesar do fato de que a expressão é passível de muitas interpretações, ela é uma alusão a um grande desafio de todo profissional integral e eticista: o estabelecimento da ordem a partir do caos!

7 comentários:

  1. Beleza Vinicius!
    Gostei da proposta e... vc despertou expectativas!
    Primeiro a acompanhar o blog!!! huahauahau
    Sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Oie!
    Estou aqui no seu Brógui, também.

    =)

    Muito bom o tema que você irá trabalhar por aqui.
    Gostei do nome e das intenções.

    Um beijo.

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Estou seguro que este blog será um espaço para reflexões consistentes... Há muito o que dizer sobre Ética, Vida, Caos etc. E você, sem dúvida alguma, tem boas considerações a fazer.

    Visitarei este espaço com freqüência para acompanhar e partilhar de suas reflexões.

    Grande abraço!

    Ir. Roque Amorim, fsc

    ResponderExcluir
  4. Fala Vini!!
    Já era sua fã sem nenhum blog, agora vou acompanhar por aqui tbm! =)
    Achei mt legal, quanto mais de uma pessoa inteligentassa q nem vc!
    xD
    bejao
    Jordanna

    ResponderExcluir
  5. Nem preciso dizer que amei. Sua fã número um e você sabe...Com toda certeza acompanharei e se compatível e viável, contribuirei quando puder!

    Um super beijo Ví, meu orgulho!

    ResponderExcluir
  6. Querido e Amado Filho,

    Fiquei muito feliz com sua iniciativa.
    Siga em frente pois creio que ele ( seu blog) poderá e deverá trazer mais Luz a temas tão importantes ao mundo atual.
    Eu creio que quando temos atitudes ou ações que modificam parte do nosso universo de influência positivamente ele conspira ao nosso favor e assim podemos ser verdadeiros agentes de mudanças ajudando a incorporar efetivamente a Ética em nosso Viver !
    Go Ahead !


    Beijos
    Com Amor Seu Dad!

    ResponderExcluir
  7. cara Vi
    acho q fiz o caminho inverso neh?
    comentei no outro lah antes desse q eh o primeiro
    ahuahauhauahuaa
    mas sussa

    po o blog ta mtu bom cara
    esse texto explicando sua intençao ta mtu bom tb...pra variar

    soh tenhu q te fala parabens!!!
    e q tu eh um icone pra mta gente seguir cara
    bom trabalho

    abraço d mais um q vai passar a acompanhar esse blog excelente!!!!

    ResponderExcluir